“O PAI TÁ ON!” CLDF confirma Programa de Aposentadoria Incentivada

Conforme anunciado no fim de semana, a diretoria do Sindical se reuniu na segunda-feira (9) com o secretário-geral da Câmara Legislativa, Marlon Cambraia, para saber se o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) se tornará realidade. A resposta da direção da Casa foi positiva: O PAI vai ser implementado! “A proposta está viva e deve ser lançada no final deste ano ou no início de 2021”, assegurou Marlon Cambraia.
Já dissemos nos últimos boletins que a proposta está finalizada. O anúncio, por parte do presidente da CLDF, Rafael Prudente, já foi feito à imprensa e em Plenário. Por questões políticas e ajustes finos a serem feitos, o momento exato de lançamento do PAI ainda não pode ser definido, mas, até hoje, nenhuma das vezes que o presidente da Casa assumiu um compromisso direto com a diretoria do Sindicato deixou de cumprir.
Aguardemos que a Câmara Legislativa conclua os trâmites finais para a implementação do programa, para que tudo ocorra da forma mais tranquila e transparente possível, sem atropelamentos e ou ressaltos.

Entenda e relembre como surgiu o PAI

A criação de um programa de incentivo à aposentadoria foi ideia da atual diretoria do Sindical. A proposta foi pleiteada inicialmente com o presidente da Casa, Rafael Prudente e, no dia 12 de fevereiro, apresentada pelo sindicato ao então Terceiro-Secretário da CLDF, deputado João Cardoso, durante audiência pública realizada para debater as condições de trabalho na Casa. No mesmo dia da audiência, em Plenário, João Cardoso apresentou a proposta, sendo apoiado pelo presidente Rafael Prudente, que, inclusive, procurou a entidade para expressar a concordância com os termos gerais da ideia.
A partir de então, foi criado um grupo de trabalho. A minuta foi discutida em diversas reuniões técnicas com os servidores da Câmara e com a diretoria do Sindical que trabalhou tanto na redação inicial da minuta, como nos ajustes e nas discussões das alterações que existiram até que o texto do programa fosse finalizado.

bool1“Isso já foi feito e pode ser feito novamente. Renovar a força de trabalho, abrir espaço para a nomeação sem o prejuízo de outras questões e de outras atuações que se façam necessárias, como abrir espaço para reposição das  grandes perdas que tivemos nos últimos anos”, disse o presidente do Sindical, Jeizon Silverio, ao se referir à proposta de incentivo à aposentadoria.