SINDICAL FAZ 28 ANOS

Há 28 anos um grupo de aproximadamente vinte recém-nomeados servidores efetivos da Câmara Legislativa do Distrito Federal se reuniu com o propósito de criar uma entidade sindical que defendesse as necessidades e anseios da categoria que se iniciava. “Contra tudo e contra todos…esquerda, direita, centro”, como diz nosso primeiro presidente, o até hoje filiado ativo e participante Gui Gerson do Canto Brum. A frase resume bem o espírito com o qual nasceu e vive até hoje o nosso Sindical.

A história do Sindical é representada por grandes embates. Bater de frente com o lado sujo da política, apontar o dedo, denunciar fantasmas, brigar por direitos e para evitar a perda deles, sempre foi o nosso trabalho. Nunca fomos um sindicato grande, mas sempre fomos um sindicato forte. Isso explica as perseguições políticas, as retaliações, golpes e tentativas de calar nossa voz. Nós damos trabalho, e muito!

Se nossa entidade pudesse fazer um pedido de aniversário, esse pedido seria o de resgate. Resgate do espírito de luta que se perdeu em muitos de nossos servidores. Somos fortes, mas sabemos que nossa força vem de nossa categoria que, desde muito cedo, teve que aprender a ser combativa. Agora, mais do que nunca, precisamos resgatar essa força e não nos dispersar. Precisamos nos unir.

Vivemos a terrível situação causada pela pandemia, além da dor de ver familiares e pessoas próximas sofrendo com a doença, ainda temos que nos preocupar com os ataques à nossa categoria de servidores públicos. O momento é de união, de somar forças, de criticar menos e sugerir mais. Nossa causa é a causa de todos. Por isso, servidor, independente do motivo pelo qual deixou nossa entidade, te convidamos a voltar. Se nunca foi filiado, se é recém-nomeado ou novo na Casa, te convidamos a “chegar mais” e fazer parte da nossa história.