PREVALECEU O BOM SENSO! MESA REVOGA AMD 101/2023

Na manhã da quarta-feira (5), todos fomos surpreendidos com a publicação, no Diário da Câmara Legislativa (DCL), do Ato da Mesa Diretora (AMD) nº 101/2023 que tratava da contratação, por prazo determinado, de servidores aposentados da área de segurança pública para atuarem na Casa. O tema teve grande repercussão na imprensa local e foi muito malvisto pela população. O Sindical foi chamado a se manifestar em diversos meios de comunicação e não deixou de apresentar, com todo respeito, mas com muita firmeza, todas as falhas e problemas técnicos, jurídicos, políticos e econômicos da medida e a intenção de procurar a direção da Casa para rever o Ato.
A negociação com a Mesa, no entanto, não foi necessária. Na tarde de quinta-feira (6), o AMD nº 101 foi revogado em edição extraordinária do DCL. Decisão acertada da direção da CLDF. No entendimento do Sindical, o AMD nº 101 representaria um retrocesso nas ações que a Câmara vem implementando, ao longo dos últimos anos, para se tornar uma Casa mais eficiente, mais profissionalizada e mais transparente.
“Retroceder nesse Ato é um grande avanço, demonstra a maturidade institucional dos membros da Mesa Diretora por terem coragem política para dizer: ‘não era exatamente isso que a gente queria, vamos refletir melhor e vamos buscar uma solução mais adequada para o problema’. O Sindical parabeniza a Mesa por ter revisto o AMD nº 101 e por tê-lo anulado, pelas fragilidades jurídicas que ele tinha e pela repercussão política que, infelizmente, não foi nada boa, o que seria prejudicial não só os deputados, não só para os servidores da Câmara, mas prejudicial à toda a sociedade” avaliou o presidente do Sindical Jeizon Silverio.
O Sindical entende que a CLDF deve procurar melhorar o atendimento à população do Distrito Federal, mas defende que tudo aconteça com a participação dos servidores, por meio da entidade sindical. Queremos que a Casa continue avançando no sentido de se profissionalizar, de se reestruturar, para que esteja cada vez mais preparada e capaz de atender as demandas da sociedade, que possa verter isso em serviços públicos de excelência e de qualidade para todos.