Você está visualizando atualmente Palavra do Presidente

Palavra do Presidente

_DSC0234 (1)Depois de uma vitória com cerca de 70% dos votos válidos, a Gestão Transparência e Lealdade inicia seus trabalhos com um enorme desafio: conseguir reconquistar um sindicato combativo e articulado, consciente da condição do trabalhador no contexto social. Nosso sindicato é pequeno em base de trabalhadores, mas é grande em relevância política no contexto local. E é grande em história.

E o respeito à história é o primeiro eixo principiológico de nossa diretoria. Reconhecemos os avanços do passado do Sindical. Conquistas dos servidores do TCDF e CLDF foram guiadas por uma entidade sindical com inegável capacidade de negociação. Disso não temos nenhuma dúvida. Os erros do passado não podem ser capazes de cegar os atores do presente.

Em um contexto de maniqueísmo político, em que os discursos oportunistas de negação da política ganham força, em que se insiste em ignorar o amplo espectro de matizes da conjuntura em nome do “tudo não presta”, a Gestão Transparência e Lealdade faz questão de firmar posição: acreditamos na política.

Nossa postura, portanto, é de resistência ao comodismo do senso comum reproduzido pelo aparato midiático hegemônico, o qual reduz a política à vulgaridade do sistema partidário-eleitoral cooptado pelo poder econômico e carcomido pela fisiologia.

A política se faz na vizinhança, no condomínio, na família, na escola, no trabalho. Aqueles que negam a política – abstratamente ou de forma concreta – normalmente a negam por um autoritarismo inconfessável.

Essa intolerância latente se materializa nos discursos moralistas. Para esses – como já dissemos em outras oportunidades – a culpa é sempre do outro. O outro ou é incompetente ou é corrupto. Ou ambos. Assim, em cima do muro e arremessando pedras, a tônica do discurso político do mainstream é a negação da condição intrinsecamente política do homem e, ao mesmo tempo, catarse concretizada no desprezo da alteridade.

Trata-se de uma posição passiva e cínica, um comodismo próprio dos preguiçosos: nunca participar ativamente da política (inclusive da política sindical) e, depois, levantar a bandeira da indignação.

Contra a covardia também luta o Sindical. Só uma classe trabalhadora consciente de sua condição nas relações de produção é capaz de fazer frente ao avanço do rolo compressor que ataca com violência as nossas conquistas.

Eis, então, por derradeiro, o outro eixo de luta desta entidade: promover a formação sindical de nossa base, de modo a obstaculizar a ilusão de pertencimento ao patronato de que sofrem alguns servidores públicos. Somos meros vendedores de nossa força de trabalho ao Estado. O não reconhecimento dessa condição nos coloca na condição de peões, inocentes eventualmente úteis em um jogo de poderosos.

Por isso, a Gestão Transparência e Lealdade apresenta este novo Portal e, em breve, apresentará a TV SINDICAL. Por meio de uma comunicação mais eficiente seremos capazes de compreender os anseios e as necessidades do servidor e traçar melhores estratégias de ação.

Participe do Sindical!

Um forte abraço.