Sindical entrega pauta 2018 ao secretário-geral da CLDF

Cumprindo o cronograma acertado ainda em 2017, o secretário-geral da CLDF, André Peres Nunes, recebeu o Sindical, na quarta-feira (28). O presidente do sindicato, Jeizon Silverio, fez a apresentação formal da diretoria eleita para o biênio 2018/2019 e entregou a pauta de reivindicações 2018, aprovada pela categoria no último dia 21.
Jeizon observou que na pauta atual há reivindicações que são repetições do que não avançou em 2017 e que os itens, assim como no ano passado, foram dispostos em ordem de prioridade. André Peres deixou clara a disposição da direção da Casa em avançar nas negociações em um trabalho conjunto com o sindicato.

Reposição de Perdas

“De 2006 até aqui tivemos algumas atualizações nas tabelas de remuneração tanto nos cargos efetivos como nos cargos de livre provimento, mas nós temos perdas inflacionarias importantes. No ano passado elas estavam em torno de 9%”. Afirmou Jeizon, ao falar da reposição de perdas salariais, primeiro item da pauta de reivindicações. A diretoria do Sindicato se comprometeu, em acordo com o secretário geral, a formalizar, por meio de ofício, o pedido para que seja realizado o levantamento das perdas inflacionárias para dar início ao processo de negociação deste primeiro ponto.

Plano de Carreira

As discussões avançaram também em relação ao   Plano de Carreira, segundo item da pauta. “ O PCCR visa manter vivas as categorias que estão em extinção e essa é uma questão prioritária da categoria também”, destacou o presidente do Sindical. Em acordo com o secretário-geral, o segundo item será tratado como prioridade nas negociações. Espera-se que na próxima reunião um esboço de contraproposta seja apresentado pela presidência da Casa.

CIPA

Em referência ao pronunciamento do presidente da CLDF, Joe Valle, na audiência de abertura do ano legislativo, sobre a perspectiva de qualidade de vida no trabalho, o diretor de formação sindical, Thiago Bazi, defendeu a importância de se iniciar as tratativas para a criação de uma CIPA na Casa. “Às vezes as pessoas pensam que segurança no trabalho é uma coisa banal, mas ela interfere muito na nossa saúde e na qualidade do nosso trabalho”, ressaltou.  Assim como os itens 1 e 2 da pauta de reivindicações, a criação da CIPA, item 13, foi definida como ponto inicial nas discussões com a direção da Casa.

Escola do Legislativo

Parte importante na implementação do Plano de Carreira, a qualificação dos servidores foi outro ponto discutido. “Não conseguimos avançar com os cursos à distância. A Escola do Legislativo precisa trabalhar na linha de profissionalização do servidor, estimular o servidor que precisa ser realocado dentro da instituição”, observou o 2º vice-presidente Átila Vinícius.
O secretário-geral se com prometeu em estudar a solicitação e afirmou que irá trabalhar em uma forma de democratizar a questão dos cursos oferecidos pela Elegis.